• compart-kids

Cuidar do planeta pode ser mais fácil que você imagina!


Quando muita gente pensa em ser ecologicamente correto vem sempre a imagem de algo difícil, praticamente um ativista do Greenpeace, mas a gente consegue fazer a nossa parte em casa, no nosso maternar, basta fazer “escolhas conscientes”. Seguem aqui algumas dicas, fáceis e práticas que a gente pode adotar no dia-dia para ajudar o planeta:


Hoje vivemos sob a influência de redes sociais, Internet, Tv e várias outras redes, que levam a gente ao consumo, muitas vezes desnecessário. E uma das principais questões que estão ao nosso alcance é a diminuição do consumo. Não só de alimentos, roupas, artigos de luxo, mas itens que a gente acredita que são indispensáveis, que podemos re-pensar a forma de consumir.


Que tal visitar um brechó? Isso vale tanto para o adulto quanto para os itens infantis, aquelas roupas que já foram usadas podem trazer uma economia e ainda vir carregada de novas oportunidades para você, que tal?


Sabia que dá para alugar? Sim, praticamente tudo hoje podemos alugar, desde um brinquedo que sabemos que nossas crianças vão usar durante pouco tempo, ao vestido para uma ocasião especial, até um móvel para usar em casa durante um tempo, dá para experimentar, testar antes de realizar uma compra definitiva, e é uma ótima forma de consumo consciente.


Um ponto que ainda é muito forte na nossa cultura, é o uso de fraldas descartáveis, cada fralda demora em média 600 anos para se decompor na natureza, isso mesmo, de 6 a 7 gerações para aquela fralda que você descartou hoje ser absorvida, que tal re-pensar? As fraldas ecológicas, ou de pano, como nossas avós chamavam, são uma ótima opção, ao longo do tempo, foram descobertos materiais que são super absorventes e realmente não vazam, pode acreditar! Mas tem gente aí lendo que vai dizer, é muito para mim… tudo bem, então, que tal começar com a fralda de piscina? Esse modelo funciona apenas como uma barreira física, pois quando a criança faz xixi, ela não retém o líquido. É uma ótima chance para experimentar a ecológica, versão piscina que terá a mesma função de reter fisicamente, quando a criança evacuar.


Em tempos de pandemia a gente tem visto a necessidade de termos itens individuais para evitar contágio com outros, e isso pode se tornar um hábito para a vida, aquele canudo plástico da água de coco, pode ser substituído por seu próprio canudo de inox reutilizável, ou o copo plástico que a gente usa uma única vez para beber água no consultório médico, pode ser o seu retrátil. Assim como vários itens que são pequenos e fáceis de manter dentro da bolsa para qualquer necessidade.


E claro, não podia esquecer as ecobags! Quer coisa mais linda e fácil de se ter sempre à mão? Ela pode ser de tecido, lona, e até mesmo plástica, estampada lisa, ou de propaganda, desde que você a reutilize! No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas plásticas são distribuídas por hora! Ter a sua sacola sempre a mão é fazer parte do time que corre longe dessa estatística e que contribui ativamente para um planeta melhor para as próximas gerações.


E ai, vamos fazer a diferença?


Mariana Costa é a idealizadora da Além do Verde, uma empresa que nasceu a partir da necessidade Re-pensar, Re-utilizar, Re-duzir e Re-ciclar!

Instagram: @alemdoverde

Posts Em Destaque