• Mariana Aspasio

Introdução alimentar - qual é o melhor momento de iniciar os alimentos?

Sempre falo da importância dos primeiros 1000 dias de vida, é uma fase muito importante e que influenciará na história de vida da criança em todos os aspectos já que tudo esta em desenvolvimento, inclusive padrões alimentares, formação de paladar.


A introdução alimentar precoce pode ser prejudicial por uma série de fatores, portanto, os sinais de prontidão do bebê são fundamentais para iniciar com alimentos sólidos, seja frutas ou legumes, respeitando sempre as crenças da família, patologias, alergias e demais condições clínicas do bebe.


Quando falamos de métodos de introdução alimentar, independente de qual será iniciado é importantíssimo que o bebe tenha contato e explore os alimentos.

A consistência ou os cortes seguros, bem como a quantidade de comida ingerida vão mudando e evoluindo de acordo com o desenvolvimento de cada bebê, até que com 1 ano já seja oferecida a comida da família.


Muito cuidado com bolachinhas, biscoitos e outros petiscos industrializados, é importante conhecer a composição do que estamos oferecendo para nossos pequenos.


Quer saber mais sobre a Introdução alimentar, outros métodos ou ainda outras informações importantes? Fale com a Mari Aspasio. A @mariaspasio (Mariana Ruette Aspasio) é mãe de dois, nutricionista materno infantil. Formada pela PUCCAMP em 2006, Especialização em Nutrição pediátrica e hebiátrica. Pós graduada em Doenças crônicas degenerativas não transmissíveis pelo hospital Israelita Albert Einsten. Praticante de modulação intestinal e programação metabólica fetal. Parent Educator pela Positive Discipline Association. Com o propósito de promover saúde para as novas gerações através das crianças, atuo desde o preparo da mãe para gestação até o acompanhamento de gestantes, bebês, crianças e adolescentes com uma abordagem que vai além dos momentos da refeição.

Posts Em Destaque