• compart-kids

SOCORRO, preciso de ajuda!!!


Sou procurada diariamente por pais e filhos com suas questões, tais como:

- “Escolho ter um parto normal humanizado, pois o meu primeiro parto me senti forçada a fazer cesárea”;

- “Não quero repetir a história dos meus pais com os meus filhos”;

- “Escola on-line, meu filho não se conecta”;

- “Meu filho está tendo dificuldades para dormir a noite”;

- “Meu filho acha que manda nele”;

- “Meu filho está agressivo”;

- “O relacionamento com o pai ou com a mãe do meu filho é tumultuado”;

- “Eu não quero ser como meus pais, mas quando vejo estou fazendo as mesmas coisas que eles faziam”;

- “Porque eu e os meus filhos, temos as mesmas doenças dos meus pais?!”;

- “Cuidei do meu irmão na infância e hoje não sei brincar com o meu filho”;

- “Amo meu pai ou minha mãe, mas tenho raiva de algo que foi dito ou feito na minha infância”.

E outras muitas questões!

Se você parar agora e olhar para sua vida, verá que existem pontos que incomodam e outros que você escolhe ter ajuda para poder seguir em frente, pois sozinho já entendeu que é um desafio lidar.

Ouço tanto falar de energia e das terapias integrativas, complementares, holísticas e até esotéricas, mas será que conheço o suficiente para experienciar uma sessão?


Hoje escolhi apresentar a Constelação Familiar para você!

O que é Constelação Familiar?

As pessoas buscam a Constelação Familiar, por indicação de alguém ou em alguns casos por achar o nome místico, até ligado com as estrelas, sem o entendimento do que é e como funciona.


A Constelação Familiar é uma terapia breve, no qual a pessoa traz uma questão para olhar, são posicionados representantes (pessoas, âncoras ou bonecos) no campo morfogénetico, caracterizando as pessoas envolvidas e até a questão trazida, tudo com ligação ao cliente e a sua vida, observando e acompanhando os movimentos trazidos, os sentimentos, utilizando frases sistêmicas, na qual são trabalhados os emaranhamentos, realizados ajustes, a tomada de consciência do inconsciente, que vem guiando você e até a “possível” resolução do assunto trazido.


Puxa, explicado desta forma, não consigo entender ou até visualizar uma sessão? Bora, aprofundar!!!


Como é uma sessão de Constelação Familiar?


Afinal, o que é necessário para realizar a Constelação Familiar? O facilitador de Constelação Familiar, o Cliente e os Representantes, neste caso, utilizam-se: pessoas, âncoras, bonecos, bonecos na água e até animais, já assisti constelações com cavalos.


Pode acontecer presencial ou on-line, tenho clientes de outros estados e países.

O Cliente que busca a sessão, têm alguma questão ou situação vivenciada, que quer olhar, ele pode conversar com o Facilitador em particular, a sessão pode ocorrer de forma velada, sem abrir as informações da questão trazida aos Representantes ou aberta, com a permissão do cliente expondo o que será trabalhado.

A forma como a Constelação é conduzida, depende do Facilitador, que tem o seu jeito próprio de conduzir a sessão.

Ao realizar a Constelação Familiar com pessoas, o Cliente escolhe pessoas que geralmente não conhece, para representar, no caso trago como amostra: o relacionamento de um dos pais e o seu filho, pode-se começar, escolhendo uma pessoa para ser você, outras duas para representar os seus pais e outra para representar o seu filho, depois de distribuídos os Representantes pelo Cliente, estes começam a movimentar-se, deitar, virar de costas, afastar-se, aproximar-se de outros Representantes, os mesmos tem sensações e sentimentos sobre os papéis que estão representando, tais como: raiva, medo, alegria, admiração, amor, tristeza, dor, dúvida etc.


Ou seja, tudo aquilo que você posicionou acreditando que estava daquela forma, na maioria das vezes sem perceber como movimentou os representantes, começa a tomar vida na sua frente e você toma consciência de uma outra forma de posicionamento, com o “ponto de vista dos outros papéis”, tomando vida e forma na sua frente, demonstrando os emaranhamentos, desordens e até exclusões do seu sistema familiar.


Dentro das Constelações podem ser repetidas frases sistêmicas ou apenas trabalhada com os movimentos da alma, a última advinda do movimento natural dos representantes diante da situação representada.

As frases sistêmicas, são utilizadas pelo facilitador para levar o entendimento da situação vivenciada, realizando ajustes no sistema ou até “possibilidade” de solução da questão trazida.

Ao finalizar a Constelação, pode ser colocado o Cliente no lugar dele, retirando o Representante deste papel e finalizando a Constelação, quando o movimento encerra naquele momento.

Todas as Constelações Familiares são iguais? Não o seu sistema e história são seus, que é diferente da outra pessoa.


Tenho algum benefício de ser Representante em Constelação Familiar?

Preliminarmente, a todas as Constelações em que estive como: Constelada, as que assisti, as que participei como Representante e até como Facilitadora de Constelação, sempre, sem exceções acabei auto constelada, pois o tema tinha algo que trazia identificação e clareza para algum ponto da minha vida.

E tudo isso é feito de qualquer jeito? Claro que não, o Facilitador segue as Ordens do Amor.


Utilizando as ordens do amor

As Ordens do Amor, são três, essenciais para realizar a Constelação Familiar:

- Pertencimento: a necessidade de pertencer ao grupo, a família;

- Hierarquia: existe uma ordem de quem veio antes e a necessidade de ser respeitada;

- Equilíbrio de Troca: manter o equilíbrio de dar e receber, no relacionamento.

Na sessão, é possível ver uma ou mais destas ordens quebradas, gerando os emaranhamentos, que causam conflitos e desordens no sistema familiar.


Criança pode constelar?

Essa é uma excelente pergunta, a mãe, o pai ou até o tutor, podem constelar sem a presença da criança até 7 anos de idade.


Como realizo muitos atendimentos, inclusive alguns casos em que crianças menores de 7 anos passaram por um atendimento lúdico comigo, sempre com a presença de um dos pais, eles interagem.

O sistema da criança é muito aberto e a constelação é rápida, já constelei criança presente que brincou o tempo todo e a constelação acontecendo, crianças que constelando sem conhecimento de frases sistêmicas diziam essas frases antes que eu as pronunciasse, outras on-line, em que a criança nem piscou fazendo constelação a distância, até criança dormindo foi constelada com um dos pais presentes, ressalto que sempre um dos pais estão presentes.


Saiba que o interesse infantil vem crescendo, tenho clientes crianças que localizaram minhas mídias sociais e entraram em contato direto, para constelar e busquei o contato com seus pais, depois viraram clientes.


Puxa, então posso realizar a constelação para o meu filho em qualquer idade?


Não, depois de uma determinada idade o seu filho tem consciência e precisa estar disponível para constelar, ou seja, a presença dele é essencial, mas o que é permitido é constelar os RELACIONAMENTOS entre pai/mãe e esse filho.