• compart-kids

Você já percebeu como as fases do desenvolvimento do seu filho passam muito rápido?


Rosa Montezano é pedagoga de formação e empreendedora do coração. É mãe do Emanuel de 5 anos e meio e empreendedora na Compart-Kids Aluguel de brinquedos para bebês.


E quais são as principais fases de desenvolvimento do bebê no primeiro ano?


“Como ele/ela cresceu rápido!” Você escuta muito essa frase? E tem toda razão! Nossos filhos se desenvolvem numa rapidez impressionante! De um mês para outro vemos uma diferença muito grande no desenvolvimento de diversas habilidades, mas principalmente nos primeiros anos de vida do bebê as fases do desenvolvimento são muito curtas, tornando, muitas vezes, inviável a compra de alguns brinquedos e acessórios, pois o bebê acaba usando por um curto período de tempo, e, se formos comprando os acessórios/brinquedos sem uma assessoria, acabamos perdendo dinheiro, tempo, espaço em casa, sem contar que não é nada sustentável para o nosso planeta.


Então, quais são os acessórios/brinquedos que mais são utilizados no primeiro ano de vida do bebê e que contribui muito para o seu desenvolvimento?

Nos primeiros meses de vida: Quando o bebê nasce e vamos para nossa casa precisamos de uma certa estrutura que nos traga benefícios, conforto, comodidade e segurança. Os acessórios indispensáveis para essa primeira adaptação à rotina tanto do bebê quanto da mãe, são os berços portáteis que são acoplados à cama e também as cadeiras de balanço/descanso. Esses acessórios são uma santa ajuda na adaptação da nossa rotina e nos auxiliam muito, principalmente quando não temos uma rede de apoio.

O berço portátil, que fica acoplado na cama dos pais, por exemplo: é ótimo para a amamentação noturna, para a boa qualidade de sono dos pais e do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê, porém o limite de peso dele é até 9 kilos, ou seja, o bebê usa por pouco tempo, então ele acaba sendo muito útil mas por um curto período. O mesmo caso se aplica à cadeira Mamaroo, você conhece? Ela é uma das cadeiras mais tecnológicas e modernas que existe no mercado atual, tem diversas funcionalidades, como o balanço imitando o ninar do colo dos pais, um passeio de carro, o balanço do parque, entre outros.

Além dos movimentos também é possível colocar sons da natureza, o som do útero e as músicas preferidas do seu bebê! É conforto e segurança para o bebê e um descanso tranquilo para a mamãe, porém é um item caro e que é usado por muito pouco tempo e tem bebês que não se adaptam ao acessório.


Os tapetes de atividades também são excelentes opções para estimular diversas habilidades sensoriais e o desenvolvimento motor do bebê, principalmente a partir do segundo/terceiro mês, aonde os sentidos começam a explorados com maior capacidade. Os tapetes de atividades trabalham habilidades importantes como a coordenação motora grossa, o rolar ficar de bruços, bem como também, a coordenação motora fina, aonde ele pode explorar o tato, na texturas e formas, sem contar que, a percepção da cor do recém-nascido é limitada a preto, branco e cinza, por isso é importante o bebê ter o estímulo visual através das cores.

Porém, convenhamos que há uma diversidade enorme de modelos no mercado e, por incrível que pareça, a partir do quarto para o quinto mês o bebê vai precisar de outros estímulos e dificilmente ele vai querer ficar deitadinho no tapete de atividades (por isso, é importante estimulá-lo na fase certa). Nessa fase do quarto para o quinto mês ele geralmente vai querer começar a interagir com o ambiente ao seu redor, já quer ficar mais sentado, aí já está na fase dele ser estimulado a aprender a se sentar, onde então o acessório mais adequado para essa fase são os assentos Sit me Up.


Em seguida, do quinto para o sexto mês, se o bebê já mantém a cabecinha firme (por isso o estímulo do tapete de atividades é importante) ele já pode ser estimulado nos centros de atividades, que vai trabalhar toda a musculatura dos membros inferiores (pernas) e prepara-lo para as fases do engatinhar e andar.


Fase do engatinhar: dentre os inúmeros benefícios, um dos mais importantes é o desenvolvimento de diversos músculos importantes das mãos, dos braços, dos ombros, além de fortalecer ligamentos necessários para o aprimoramento de habilidades motoras finas. A articulação da base do polegar é bastante estimulada, tendo assim, ganhos importantes para o desenvolvimento da escrita e da coordenação motora fina. O ato de engatinhar fortalece a coluna, o equilíbrio e aprimora a coordenação motora geral, antes de andar. É a primeira atividade do bebê que envolve a alternância de braços e pernas, em movimentos simétricos. A coordenação entre o hemisfério esquerdo e o direito do cérebro é trabalhada, e o bebê processa a visão e o movimento ao mesmo tempo. Assim, ele se prepara melhor para ficar de pé, caminhar, correr e praticar esportes.


Apesar de sua extrema importância, muitos bebês pulam essa importante fase, por não serem incentivados adequadamente, ou pelo fato de muitas mamães não terem o devido conhecimento dos benefícios e ganhos futuros para o desenvolvimento físico, motor e cognitivo do bebê.


Ainda que a fase do engatinhar seja muito curta, sua importância não diminui. Para tanto, há brinquedos adequados para a estimulação correta do engatinhar, como o Combo Engatinhar, que são brinquedos escolhidos especificamente para que os bebês sejam incentivados a se deslocar até eles, estimulando assim o ato de engatinhar.

A próxima fase do desenvolvimento do bebê é a do andar, ou, como alguns especialistas chamam de marcha. A marcha na criança não deve ser acelerada, mas sim estimulada. O uso de andadores tradicionais, atualmente é contraindicado pelos médicos ortopedistas, pois podem ocasionar atraso do desenvolvimento motor, deformidades articulares e ainda levar a sérios acidentes. Existem brinquedos adequados e seguros que estimulam a fase do caminhar. São os chamados de andadores de empurrar, ou apoiadores. Entretanto, essa fase em que o bebê caminha com o auxilio de um brinquedo para estimular e dar segurança para que ele desenvolva a marcha com autonomia e confiança, também é muito rápida e curta, porém, esses brinquedos específicos são de suma importância para o desenvolvimento adequado do bebê.


E a fase da fala? Os primeiros sons, balbucios, o aprendizado das palavras, tudo é muito importante e, quanto mais o bebê ouve sons, palavras, quanto mais o mundo dele for letrado, muito mais rapidamente ele aprenderá a falar. Atualmente existe uma infinidade de brinquedos eletrônicos que ensinam, estimulam e motivam-no a falar, a aprender com muita facilidade, porém, para que esse brinquedo seja atrativo para o bebê, ele deve ser adequado à sua idade e fase de desenvolvimento, senão seu filho só vai olhar para o brinquedo e nem se interessar!


Agora, imagine você comprando todos esses acessórios/brinquedos que serão usados por um curto período? É muito gasto desnecessário! (nosso dinheiro é valioso!). Com o aluguel você pode adquirir o acessório/brinquedo que seja adequado para a fase em que seu bebê está e todo mês ir trocando os brinquedos de acordo com os estímulos necessários, sem a necessidade de gastar horrores e depois ficar com os itens parados tomando pó e espaço em casa.


Por isso e muito mais o aluguel de brinquedos e acessórios se torna tão vantajoso! Você aluga pelo tempo que seu bebê efetivamente esteja usando aquele item/acessório! É consumo inteligente, sustentável, consciente, e econômico!


E aí, te convenci de que o Aluguel de brinquedos realmente veio para ficar e trazer muito aprendizado e diversão? Se sim, estamos a sua disposição, entre em contato conosco e alugue o seu brinquedo!







Posts Em Destaque